OFICINA DE FOTOGRAFIA

_MG_9512.jpg

Durante dois dias, os fotógrafos Sandro Barbosa e Thiago Azevedo desenvolveram uma oficina de Fotografia na comunidade de Algodoalzinho na Ilha de Fora em Curuçá-PA. As atividades foram para estimular o olhar de seus moradores para a percepção de seu espaço como um lugar especial e único. Pois a fotografia não está apenas no campo do visível, mas nas histórias, na construção de imaginário e afetos que estimulam a imaginação. 

Cerca de 26 pessoas participaram da oficina, que foram divididas em duas turmas. Pela parte da manhã trabalhamos com as crianças e pela parte da tarde, com jovens e adultos.  Como metodologia, fizemos uma apresentação de fotografias realizadas pelos fotógrafos utilizando celulares, para desmitificar a fotografia como algo restrito às câmeras profissionais. Mas que está relacionada à criatividade de perceber o lugar de forma diferente do usual.

No primeiro dia, fechamos com o desenvolvimento da Câmera escura, momento bastante lúdico, como se um novo mundo se desnudasse àqueles que possibilitaram esse espaço de partilha.  No segundo dia, foram as turmas foram divididas em grupos que utilizaram os aparelhos disponíveis, celulares e câmeras mais simples para efetuarem a captura das imagens. Esse trabalho resultou numa exposição fotográfica realizada na própria comunidade e também que está presente de forma virtual nesse site.

 

Além da oficina, também foi feita a entrega de fotografias como presente às pessoas que me receberam de forma tão especial e afetuosa. Abrindo espaço de suas casas, narrando suas histórias, dividindo o que tinham, peixe, pão, café e um bom bate papo...